Artigo da Rede Genômica relata o isolamento do SARS-CoV-2 de uma placenta e traz mais informações sobre os riscos do vírus para a gestação
O impacto da COVID-19 na saúde de gestantes, embora conhecido, ainda traz uma série de lacunas ao conhecimento científico, especialmente no que diz respeito ao risco aumentado à saúde fetal. Especialmente ao se levar em conta que eventos anteriores de transmissão de coronavírus em populações humanas (como o SARS-CoV-1 e o MERS-CoV) demonstraram uma capacidade do vírus de causar infecção na placenta, com potencial prejuízo para o desenvolvimento fetal, a necessidade de melhor entender esta relação para o SARS-CoV-2 ganha ainda mais importância. Esta necessidade torna-se ainda mais evidente diante de dados do primeiro ano de pandemia que sugerem um risco de 2% de abortos espontâneos, além de outras complicações como restrição do crescimento (10%) e nascimento prematuro (39%).
A presente publicação da Rede Genômica Fiocruz traz um relato de caso de aborto espontâneo ocorrido após a infecção de uma gestante não-vacinada. Neste caso, foi possível isolar da placenta partículas virais viáveis (ou seja, capazes de gerar infecção, e indicativas da proliferação do vírus no tecido placentário), mas não foram encontrados indícios de uma infecção direta do feto. A amostra da placenta, após a extração do material genético e a realização dos protocolos de sequenciamento e análise do genoma, teve confirmada a presença de uma amostra pertencente à variante Gama (P.1) do novo coronavírus.
Este caso reforça a importância de evitar o contágio de gestantes pelo SARS-CoV-2, através da imunização e de medidas não-farmacológicas como o distanciamento social. Adicionalmente ao risco à gestação, a publicação também comenta algumas medidas para a proteção da saúde de gestantes em caso de infecção pelo causador da COVID-19: isolamento inicial, terapia com oxigênio, manejo na tentativa de evitar sobrecarga de fluidos, uso de antibióticos para prevenir infecção bacteriana secundária, monitoramento de contrações e da saúde do fetal e ventilação mecânica precoce em casos de falha respiratória progressiva.
Fernandez, Z., Lichs, G., Zubieta, C. S., Machado, A. B., Ferreira, M. A., Valente, N., Keren, T., Arantes, I., Nacife, V., Pereira, E. C., Appolinario, L., Lacerda, T., Siqueira, M. M., Esposito, A., Demarchi, L., Zardin, M., Goncalves, C., Maziero, L., Miziara, L., Naveca, F. G., … Favacho, A. (2022). Case Report: SARS-CoV-2 Gamma Isolation From Placenta of a Miscarriage in Midwest, Brazil. Frontiers in medicine, 9, 839389.