Colaboração entre a Rede Genômica Fiocruz e a UFF leva à descrição de uma linhagem de Enterococcus faecalis ST21 multirresistente em amostras de Estação de Tratamento de Efluentes
Estações de tratamento de efluentes (ETEs) são um importante foco para a vigilância e monitoramento de bactérias e de genes de resistência a antibióticos. Isto porque, por uma perspectiva de Saúde Única — que considera as atividades humanas e seus impactos ambientais ao avaliar questões de saúde coletiva — o fato de ETEs muitas vezes processarem efluentes de múltiplas fontes (incluindo industrial, hospitalar e doméstico) favorece que linhagens de bactérias sensíveis a antimicrobianos entrem em contato tanto com resíduos destas moléculas quanto com outras linhagens bacterianas que possuem genes de resistência, o que permite a transferência destes genes e a consequente disseminação da resistência aos antimicrobianos. Caso os métodos adotados para descontaminação e tratamento destes efluentes não consigam remover efetivamente as bactérias, o despejo do efluente tratado em corpos d’água finaliza o ciclo, permitindo a circulação ambiental destas linhagens, que podem ser responsáveis por infecções nosocomiais de difícil manejo.
O artigo ao que este resumo se refere descreve pela primeira vez no Brasil a descoberta de Enterococcus faecalis pertencentes ao ST21 — resultado da tipagem de linhagens com base na análise de pequenas sequências do código genético — resistente a múltiplos antibióticos. A amostra em questão, depositada na Coleção de Culturas de Vigilância em Saúde Única do INCQS e denominada CCVSU 6805, foi isolada a partir de amostras de uma ETE doméstica em Brasília. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, vinculados à Rede Genômica Fiocruz, ao INCQS e à Rede de Monitoramento de COVID-19 em Águas Residuais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em colaboração com a Universidade Federal Fluminense, verificaram a resistência do E. faecalis CCVSU 6805 à vancomicina, resultado a partir do qual realizaram o sequenciamento completo e análise do genoma. Foram descobertos múltiplos genes de resistência, assim como alguns marcadores genéticos associados à capacidade de causar doenças — os chamados genes de virulência.
Desta forma, o presente estudo descreve a descoberta de uma linhagem bacteriana circulando no ambiente com características muito preocupantes, especialmente levando em conta que a descoberta se deu em um sistema de tratamento de efluentes, que não foi capaz de removê-la no processo de tratamento e está ativamente liberando este patógeno potencial em corpos d’água.
Farias, B. O., Montenegro, K. S., Nascimento, A. P. A., Magaldi, M., Gonçalves-Brito, A. S., Flores, C., … & Clementino, M. M. (2023). First Report of a Wastewater Treatment-Adapted Enterococcus faecalis ST21 Harboring vanA Gene in Brazil. Current Microbiology, 80(9), 313.