Artigo com participação de membros da Rede Genômica caracteriza a morfologia e montagem do coronavírus SARS-CoV-2 em cultura de células
Ao estudar um agente etiológico novo, especialmente um ligado a uma pandemia como é o caso do SARS-CoV-2, o conhecimento básico a respeito de estruturas virais e de seu ciclo de infecção nas células é de suma importância para que pesquisas futuras focadas no desenvolvimento de fármacos e estratégias que tenham como alvo estruturas ou o bloqueio de etapas específicas do ciclo viral. Para isso, são desejáveis estudos que demonstrem a replicação do vírus em cultura de células em laboratório, especialmente acompanhada de imagens de estruturas em microscópio e descrições detalhadas dos métodos de cultura e das etapas do ciclo viral observadas. O artigo aqui resumido, publicado com participação de membros da Rede Genômica Fiocruz, traz justamente esta abordagem, identificando possíveis estruturas e etapas que podem ser alvo de terapias futuras para combater a infecção pelo novo coronavírus.
Barreto-Vieira DF, da Silva MAN, Garcia CC, Miranda MD, Matos ADR, Caetano BC, Resende PC, Motta FC, Siqueira MM, Girard-Dias W, Archanjo BS, Barth OM. Morphology and morphogenesis of SARS-CoV-2 in Vero-E6 cells.