Publicação traz relato do primeiro caso confirmado de COVID-19 associado à linhagem B.1.1.251 no Brasil
O monitoramento em tempo oportuno tanto do surgimento quanto das introduções de novas variantes do SARS-CoV-2 em diferentes regiões geográficas é importante para compreender não apenas a história evolutiva de linhagens virais e as dinâmicas de espalhamento e dominância de linhagens no cenário epidemiológico, mas também para monitorar a circulação de linhagens que apresentem mutações que podem ter relevância epidemiológica ou clínica. Em outras palavras, monitorar por onde circulam as variantes do SARS-CoV-2 é importante do ponto de vista do conhecimento epidemiológico, mas também para a avaliação de riscos potencialmente associados a estas variantes.
A publicação aqui resumida apresenta o primeiro caso confirmado no Brasil de detecção da linhagem B.1.1.251 em um paciente adulto com quadro leve de COVID-19, apresentando dor de cabeça e coriza. O caso foi detectado no estado do Sergipe em Janeiro de 2021, e chama atenção para a necessidade de uma vigilância genômica continuada para entender as repercussões da chegada da linhagem no cenário epidemiológico brasileiro.
Dos Santos CA, Bezerra GVB, de Azevedo Marinho ARRA, Sena LOC, Alves JC, de Souza MSF, de Oliveira Góes MA, Teixeira DCP, Silva PCR, de Siqueira MAMT, Martins-Filho PR. First Report of SARS-CoV-2 B.1.1.251 lineage in Brazil.