Artigo científico fruto de parceria entre a UFG, a Universidade A&M do Texas e a Rede Genômica Fiocruz testa uma técnica molecular de baixo custo para detecção de variantes do SARS-CoV-2
A pesquisa científica voltada para a criação e aperfeiçoamento de técnicas que possam dar respostas rápidas, de custo reduzido e de simples execução é importante para as ciências da saúde e para o desenvolvimento de estratégias de resposta a emergências. Especialmente em situações como a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, em que o monitoramento em tempo oportuno de Variantes de Preocupação é vital para que os sistemas de saúde estejam prontos para responder à introdução de novas variantes em um país, região ou estado, métodos precisos e específicos que permitam a identificação destas variantes de maneira mais barata do que o sequenciamento de nova geração podem salvar vidas, especialmente em regiões economicamente desabastecidas.
O artigo científico aqui resumido, com participação de membros da Rede Genômica Fiocruz junto a grupos de pesquisa da Universidade Federal de Goiás e da A&M University do Texas, é focado em um protocolo com estas características, testando sua precisão e especificidade na detecção de mutações características de Variantes de Preocupação do coronavírus pandêmico SARS-CoV-2. Chamada de RT-LAMP, abreviação de Amplificação Isotérmica mediada por Laço com Transcrição Reversa, a técnica pode ser realizada em temperatura ambiente, não necessitando de sequenciadores ou de aparelhos de PCR com aumento de temperatura. A amplificação de pequenas sequências-alvo com o RT-LAMP para identificação de sequências específicas já vem sendo utilizada para uma série de finalidades em biologia molecular, incluindo a vigilância de outros patógenos e a detecção do SARS-CoV-2, sem levar em conta sequências características de VOCs, em amostras clínicas.
Os resultados do artigo mostram que o protocolo proposto permitiu a detecção da Variante Gama com uma sensibilidade de 93,33% e especificidade de 88,89% nas 60 amostras testadas para validação, sugerindo que este protocolo pode ser interessantes para uma varredura inicial de amostras em países com baixa cobertura de sequenciamentos. Adicionalmente, esta abordagem pode ser adaptada, com a proposta e testagem de outros alvos moleculares, para detectar outras linhagens do vírus no futuro.
Dos Santos, Carlos Abelardo, et al. “Detecting lineage-defining mutations in SARS-CoV-2 using colorimetric RT-LAMP without probes or additional primers.” Scientific Reports 12.1 (2022): 11500.