Artigo científico reconstrói a trajetória da VOC Delta no Brasil
Com autoria de pesquisadores e pesquisadoras da Rede Genômica Fiocruz, uma nova publicação acadêmica foi disponibilizada na revista científica Virology. No artigo é apresentada a história da chegada, da diferenciação em linhagens e do espalhamento da VOC Delta no território brasileiro, reconstituída a partir da análise do genoma de 2.264 amostras da variante obtidas em 21 estados brasileiros.
As análises que levaram à publicação permitiram a identificação de três “centros” epidemiológicos, com genéticas distintas, a partir dos quais a variante se espalhou regionalmente em diferentes períodos do ano de 2021: BR-1 (com 1.560 das amostras analisadas), uma linhagem que surgiu no Rio de Janeiro no final de abril e foi a principal responsável pela disseminação da Delta nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste; AY.101 (207 dos genomas analisados), surgida no Paraná também ao final de abril e responsável pela maior parte dos genomas da região Sul estudados no período; e a linhagem AY.46.3, que surgiu no estado de São Paulo no princípio de junho e circulou quase que exclusivamente no estado.
O artigo chama atenção para a importância de manter uma vigilância genômica forte em situações dinâmicas como as substituições de VOCs do SARS-CoV-2.
Arantes, I., Gomes Naveca, F., Gräf, T., COVID-19 Fiocruz Genomic Surveillance Network,, Miyajima, F., Faoro, H., … & Cristina Resende, P. (2022). Emergence and Spread of the SARS-CoV-2 Variant of Concern Delta across Different Brazilian Regions. Microbiology Spectrum, e02641-21.