Artigo da Rede Genômica Fiocruz recém-publicado investiga como o genótipo “Cosmopolita” do vírus da dengue sorotipo 2 se estabeleceu no Brasil desde sua introdução no país
A diversidade genética e sorológica — ou seja, o agrupamento de variantes genéticas em sorotipos, que resultam em uma resposta de anticorpos diferente entre cada tipo — do vírus da dengue permite até o momento a classificação do vírus em quatro principais sorotipos. Dentro de cada um destes sorotipos, existem ainda subdivisões em genótipos diferentes, que consistem em grupos de linhagens virais com genética similar, que podem ter sua circulação acompanhada por iniciativas de vigilância genômica para entender como circulam em diferentes países e regiões geográficas.
O artigo ao qual este resumo se refere é fruto da vigilância genômica do vírus da dengue por pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz junto a outros grupos de pesquisa e Laboratórios de Vigilância de seis estados brasileiros (AM, PE, SP, PR, SC e RS), e foca-se na circulação do genótipo Cosmopolita do Sorotipo 2 do vírus da dengue (DENV-2-GII). Os primeiros registros de introdução do DENV-2-GII no Brasil datam de 2021, e o artigo analisou o genoma de 217 amostras de DENV-2 de diversos genótipos, coletadas entre 2021 e 2023, permitindo uma análise da história evolutiva deste e de outros genótipos em território brasileiro. Esta análise sugere que o DENV-2-GII foi introduzido quatro vezes no Brasil, entre maio de 2020 e agosto de 2022.
Apesar da circulação do DENV-2-GII ter sido considerável no período em questão, o artigo comenta que o cenário epidêmico da dengue em 2022 foi dominado pelo sorotipo DENV-1, atribuindo essa menor circulação efetiva do DENV-2-GII a um provável efeito de proteção associado à circulação do DENV-2-GIII, pertencente ao mesmo sorotipo, nos anos anteriores. Achados como este evidenciam o quanto uma vigilância genômica forte para arbovírus como a dengue é importante para compreender as dinâmicas de circulação de sorotipos recém introduzidos destes vírus, e como a imunidade da população influencia e é influenciada por estas dinâmicas.
Graf, T., Ferreira, C. D. N., de Lima, G. B., de Lima, R. E., Machado, L. C., Campos, T. D. L., … & Naveca, F. (2023). Multiple introductions and country-wide spread of DENV-2 genotype II (Cosmopolitan) in Brazil, Virus Evolution, Volume 9, Issue 2, 2023, vead059.