Estudo de pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz revela origens e detalhes do genoma de uma amostra do novo coronavírus vinda da Espanha para o Amazonas
A chegada da pandemia do novo coronavírus ao Brasil se deu nos primeiros meses de 2020, com o primeiro caso sendo relatado em fevereiro na cidade de São Paulo. Novos casos foram sendo detectados em diferentes regiões do país, em Unidades Federativas como Bahia, Brasília e Rio Grande do Sul, com a detecção da doença na região Norte sendo relatada em 13 de março, a partir de uma viajante que retornava da Inglaterra. O presente estudo relata o sequenciamento do genoma do segundo caso detectado no estado do Amazonas, de um homem de 56 anos, assintomático, que retornava de Madri, na Espanha.
Além de apresentar aquele que provavelmente é o primeiro genoma completo do SARS-CoV-2 proveniente da Região Norte do Brasil, o estudo descreve ainda o protocolo desenvolvido para permitir o sequenciamento, além de resultados da análise do genoma em comparação a outras sequências previamente depositadas no banco de dados da iniciativa GISAID. Esta análise permitiu a classificação da amostra na linhagem A.2, a identificação de 9 mutações no genoma, em comparação ao genoma original do SARS-CoV-2 detectado em Wuhan (China) e a análise filogeográfica, que aponta a provável origem da amostra como Europeia.
Nascimento, V. A. D., Corado, A. D. L. G., Nascimento, F. O. D., Costa, Á. K. A. D., Duarte, D. C. G., Luz, S. L. B., … & Naveca, F. G. (2020). Genomic and phylogenetic characterisation of an imported case of SARS-CoV-2 in Amazonas State, Brazil. Memorias do Instituto Oswaldo Cruz, 115.