Estudo preliminar (preprint) avalia a precisão de testes rápidos de antígeno frente à VOC Ômicron
Na atual fase da vigilância e diagnóstico do coronavírus SARS-CoV-2, a utilização de testes rápidos de detecção de antígeno — que se baseiam na presença de proteínas virais em amostras clínicas de orofaringe — tem ganhado cada vez mais espaço na vigilância epidemiológica da COVID-19, diminuindo a pressão sobre os laboratórios que realizam a RT-PCR. Uma preocupação frente a este cenário é a possibilidade de redução da sensibilidade dos testes rápidos frente a novas mutações adquiridas pelo vírus conforme ele evolui.
Uma pesquisa inicial desenvolvida por pesquisadores da Rede Genômica Fiocruz e publicada na forma de pre-print avaliou a sensibilidade do um teste rápido utilizado no SUS frente a variante Ômicron. Para responder essa pergunta, o estudo comparou os resultados de RT-PCR em tempo real com os obtidos pela aplicação do teste rápido DPP® SARS-CoV-2 Antigen test nas amostras de 347 indivíduos que buscaram diagnóstico em um centro de saúde pública no estado de Pernambuco. Os resultados apontam para uma sensibilidade (a capacidade do teste de detectar corretamente a presença do vírus em uma amostra positiva) de 80,5% e especificidade de 99,2% (ou seja, a possibilidade de que um resultado positivo não seja um “falso positivo”).
Além desta verificação de que nem a especificidade e nem a sensibilidade dos testes rápidos foram afetadas de forma significativa pelas mutações presentes na Ômicron, o estudo também avaliou o efeito da carga viral na sensibilidade dos testes. Os resultados mostram, entrentanto, que o teste pode apresentar resultado falso-negativo em situações que a varga viral na amostra é muito baixa. Ainda assim, a conclusão do trabalho é a de que a aplicação de testes rápidos segue como uma importante e confiável ferramenta para diagnóstico mesmo frente às mutações da Ômicron, especialmente em cenários de capacidade limitada de testagem por PCR.
Bezerra, M. F., Silva, L. C. A., Pessoa-e-Silva, R., Lino, G., Dezordi, F. Z., Lima, G. B., … & Paiva, M. H. S. (2022). Real-life evaluation of a rapid antigen test (DPP SARS-CoV-2 Antigen) for COVID-19 diagnosis of primary healthcare patients, in the context of the Omicron-dominant wave in Brazil. medRxiv.