Pesquisa com colaboração da Rede Genômica Fiocruz expande a compreensão sobre o ciclo do novo coronavírus da entrada em uma célula hospedeira até a eliminação de novas partículas virais
O desenvolvimento de terapias antivirais — ou seja, medicamentos que impeçam que um determinado vírus complete seu ciclo e progrida a infecção e contágio — depende de um entendimento detalhado dos processos que o vírus desencadeia ao infectar uma célula hospedeira. Isso inclui entender as estruturas envolvidas em cada etapa e a sequência de eventos que acontecem na célula, da entrada do vírus à construção e liberação de novas partículas virais pelo maquinário celular infectado.
O artigo resumido neste texto tem o objetivo de preencher algumas dessas lacunas no conhecimento, importantes para que se possa pensar e investigar a ação de fármacos com o potencial de bloquear uma ou mais etapas do ciclo do vírus, protegendo pacientes de pioras no quadro e, eventualmente, impedindo ou reduzindo drasticamente as chances de espalhamento do vírus. Os grupos de pesquisadores envolvidos — incluindo membros da Rede Genômica Fiocruz — estudaram a replicação do vírus em culturas de uma linhagem celular rotineiramente utilizada para pesquisas (Vero-E6) e utilizaram técnicas de microscopia eletrônica e modelagem 3D para construir modelos detalhados da “trajetória” do vírus em uma célula hospedeira.
As alterações celulares observadas no artigo, assim como o detalhamento das estruturas moleculares envolvidas — por exemplo, proteínas virais — podem embasar o desenvolvimento de terapias futuras voltadas para o SARS-CoV-2 ou mesmo para outros eventuais coronavírus.
Barreto-Vieira, D. F., da Silva, M., de Almeida, A., Rasinhas, A., Monteiro, M. E., Miranda, M. D., Motta, F. C., Siqueira, M. M., Girard-Dias, W., Archanjo, B. S., Bozza, P. T., L Souza, T. M., Gomes Dias, S. S., Soares, V. C., & Barth, O. M. (2022). SARS-CoV-2: Ultrastructural Characterization of Morphogenesis in an In Vitro System. Viruses, 14(2), 201.