Pesquisa em estágio inicial da Rede Genômica Fiocruz investiga o surgimento e a evolução da linhagem P.1 (Gama)
A partir do final de 2020, diversos países do mundo relataram a detecção de variantes do SARS-CoV-2 contendo mutações preocupantes no gene da proteína S. Muitas destas variantes, como a B.1.1.7 no Reino Unido e a B.1.351 na África do Sul se espalharam muito rapidamente, inclusive chegando a outros países ainda no princípio de 2021, tendo sido classificadas como Variantes de Preocupação (VOC). A primeira VOC brasileira, a P.1, foi identificada no estado do Amazonas e também teve um espalhamento rápido pelo território brasileiro e fora dele — tendo sido os primeiros casos relatados em pacientes que retornavam do Brasil para o Japão. Uma das hipóteses sobre o surgimento das VOCs defende que as mutações foram se acumulando em indivíduos com infecções prolongadas por SARS-CoV-2, talvez em pacientes com o sistema imunológico enfraquecido. Alternativamente, o processo de surgimento das VOCs pode ter sido gradual, ocorrendo à medida que o vírus circulava na comunidade.
Esta publicação no fórum Virological.Org — voltado ao compartilhamento de dados entre pesquisadores da área de virologia — relata o estudo e a comparação do genoma de amostras P.1 e de duas variantes geneticamente relacionadas a esta VOC (chamadas de P.1-like-I e P.1-like-II), propondo uma nova história evolutiva para a P.1 e hipóteses sobre seu surgimento. Com base na presença de mutações compartilhadas entre amostras P.1 e P.1-like, a publicação aponta para uma história gradual de acúmulo de mutações na P.1, mais compatível com seu surgimento aos poucos. Neste processo, a evolução gradual da linhagem B.1.1.28 circulando no Amazonas, foi acumulando mutações que garantiram sucesso ao vírus e sua circulação na população com imunidade parcial. O cenário de descontrole da transmissão, portanto, é um fator importante para o surgimento de variantes com um arsenal de mutações, que podem conferir a estas linhagens uma maior transmissibilidade ou a capacidade de causar infecções mesmo em pacientes com anticorpos contra o novo coronavírus.
Gräf, T., Bello, G., Venas, T. M. M. et al. Identification of SARS-CoV-2 P.1-related lineages in Brazil provides new insights about the mechanisms of emergence of Variants of Concern