Pesquisa traz evidências iniciais de que gotículas de lipídio são importantes para o ciclo de infecção celular pelo SARS-CoV-2
Uma vez que vírus são parasitas intracelulares obrigatórios que não têm metabolismo próprio, estas entidades biológicas necessitam dos processos e estruturas das células hospedeiras para todas as etapas de sua replicação, montagem de novas partículas virais e a liberação destas partículas para que a infecção progrida no organismo e infecte outros hospedeiros em potencial. Entender como cada estrutura celular é cooptada pelas proteínas virais para desempenhar funções neste ciclo é importante tanto para o conhecimento básico de um novo patógeno quanto por abrir oportunidades para intervenção terapêutica com base neste conhecimento.
O artigo aqui resumido descreve o resultado de experimentos em laboratório com culturas de células infectadas com o SARS-CoV-2, incluindo imagens de microscopia que evidenciam a cooptação de uma classe de estrutura celular pelo vírus, as gotículas de lipídio. Estas gotículas, compostas de moléculas de lipídio (óleos e gorduras, como as presentes nas membranas da célula) são importantes no metabolismo de células saudáveis para uma série de funções, como transportar moléculas de um ponto da célula para o outro, além de estarem implicadas no metabolismo de lipídios, e em alguns dos processos de células do sistema imunológico ativadas em processos inflamatórios. Os achados desta publicação, embora ainda iniciais, indicam que as gotículas lipídicas podem estar implicadas na montagem e transporte das partículas virais, uma vez que tanto proteínas e RNA viral quanto partículas virais montadas foram observadas junto a estas gotículas nas células estudadas.
O artigo também mostra que a inibição de formação destas gotículas, utilizando um fármaco conhecido por inibir uma das enzimas centrais do metabolismo lipídico, inibiu também a replicação do SARS-CoV-2, e diminuiu a produção de moléculas que agem como mediadoras da resposta pró-inflamatória. Estes achados iniciais apontam uma possível direção para intervenção terapêutica futura.
Dias SSG, Soares VC, Ferreira AC, Sacramento CQ, Fintelman-Rodrigues N, Temerozo JR, Teixeira L, Nunes da Silva MA, Barreto E, Mattos M, de Freitas CS, Azevedo-Quintanilha IG, Manso PPA, Miranda MD, Siqueira MM, Hottz ED, Pão CRR, Bou-Habib DC, Barreto-Vieira DF, Bozza FA, Souza TML, Bozza PT. Lipid droplets fuel SARS-CoV-2 replication and production of inflammatory mediators.