Relato de caso ressalta a importância de entender como a COVID-19 interagem com doenças tropicais negligenciadas
Entender como a COVID-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, interage com condições de saúde pré-existentes é de alta importância para que se compreendam quais são os grupos em maior risco, e como os mecanismos da COVID-19 podem afetar de maneira específica pessoas com condições pregressas de saúde. Especialmente ao se tratar da co-ocorrência da COVID-19 com doenças tropicais negligenciadas, entender como estes múltiplos fatores interagem é de suma importância para desenvolver estratégias para melhor proteger grupos de pessoas que, muitas vezes, estão em condição vulnerável, tanto socioeconômica quanto de nutrição, imunidade e saúde global.
O artigo aqui resumido traz o relato de caso de um paciente homem de 19 anos, com histórico pregresso de perda de peso e sinais de inflamação como linfonodos inchados e lesões de pele. O caso provou-se ser de uma infecção aguda por um fungo do gênero Paracoccidioides, grupo de fungos que costuma entrar no organismo pelas vias respiratórias e se instalar nos pulmões. O artigo descreve o tratamento e a evolução do quadro do paciente, mencionando também o manejo da COVID-19, que também havia acometido o jovem antes da internação, discutindo o quanto as lesões pulmonares da paracoccidioidomicose detectadas em exame de imagem mascararam a infecção pelo novo coronavírus, atrasando este diagnóstico.
O artigo discute o quanto a paracoccidioidomicose pode ser um fator de risco para a COVID-19, tanto por aumentar o risco de contração da doença quanto por um possível agravamento do quadro de saúde geral de pacientes, chamando atenção para a necessidade de se expandir este tipo de conclusão para outras doenças tropicais negligenciadas.
de Macedo, P. M., Freitas, D., Varon, A. G., Lamas, C., Ferreira, L., Freitas, A. D., Ferreira, M. T., Nunes, E. P., Siqueira, M. M., Veloso, V. G., & do Valle, A. (2020). COVID-19 and acute juvenile paracoccidioidomycosis coinfection.