Versão 1.0 do ViralFlow traz funcionalidades que permitem o estudo aprofundado do genoma de diversos vírus
Dentre as muitas frentes de atuação da Rede Genômica Fiocruz durante o enfrentamento à pandemia de COVID-19, a criação da plataforma de ferramentas bioinformáticas ViralFlow foi um importante avanço, por reunir em um único software gratuito ferramentas que permitem a análise e a montagem de genomas do SARS-CoV-2, além da identificação de estruturas de genes conhecidos e mesmo a possibilidade da codetecção de mais de uma linhagem viral na mesma amostra sequenciada.
Um artigo recém-publicado detalha a atualização do ViralFlow para sua versão 1.0, que enriquece ainda mais as possibilidades de uso do software para o estudo do genoma de múltiplos agentes virais, para além do coronavírus causador da COVID-19. Dentre as novidades está a expansão para que a plataforma seja compatível com todos os vírus de genoma não-segmentado que possuem pelo menos um genoma de referência catalogado em bancos de dados internacionais de depósito de genomas. A atualização incorporou também funcionalidades que permitem prever como as mutações em genes irão alterar as proteínas codificadas por eles.
Para além da possibilidade de estudar os genomas de uma gama mais ampla de vírus, o ViralFlow 1.0 também tem a vantagem de permitir a incorporação de novos módulos que possam ser desenvolvidos, tanto por seus desenvolvedores quanto por outros grupos de pesquisa, permitindo que novas funcionalidades sejam facilmente integradas à plataforma. A atualização do ViralFlow, bem como essa característica modular, são exemplos de como a ciência brasileira pode contribuir mundialmente para o estudo de genomas de patógenos virais.
da Silva, A. F., da Silva Neto, A. M., Aksenen, C. F., Jeronimo, P. M. C., Dezordi, F. Z., Almeida, S. P., … & Fiocruz Genomic Network (2024). ViralFlow v1. 0—a computational workflow for streamlining viral genomic surveillance. NAR Genomics and Bioinformatics, 6(2), lqae056.